GaleriaNotíciasSociedade

Natal no Porto com novidades, gelo e muita luz (Com Vídeo)

Milhares de pessoas estiveram na Avenida dos Aliados, no Porto, no passado dia 27, sexta-feira, para assistirem à inauguração da iluminação de Natal. São mais de 40 ruas iluminadas e a animação custa 180 mil euros à autarquia que conta com patrocinadores.

Tal como já sucedeu em 2014, as iluminações de Natal vão acender-se uma semana mais cedo do que era habitual, prolongando-se até 10 de janeiro de 2016. Para viver em pleno esta quadra, a Câmara Porto preparou um vasto programa de animação e diversão para toda a família, que se estenderá por seis semanas, entre concertos de rua, espetáculos de dança e novo circo, intervenções artísticas, performances, mercados e feiras, oficinas de contos, mas também carrosséis, palácios de bonecas e as já obrigatórias pistas de gelo natural, que funcionarão na Avenida dos Aliados e Rotunda da Boavista. A Câmara e a Associação dos Comerciantes do Porto voltarão a distribuir 35 mil vouchers pelas lojas de comércio tradicional da Baixa e Boavista para acesso gratuito às duas pistas, assim como 1.000 vouchers para estacionamento no Silo Auto.

“OURO SOBRE AZUL”

Este ano, o Natal no Porto promete ser “ouro sobre azul”. Uma conjugação que tem a fama de ser perfeita e que constituirá o tema dominante nas iluminações de Natal da cidade. Milhares de pontos azuis e dourados, conjugados em formas simples (maioritariamente redondas e estreladas), proporcionarão a atmosfera ideal para a quadra, em linha com a nova imagem gráfica do Porto.

Reforçando a ligação emocional à marca da cidade, também a Árvore de Natal, que voltará a ser erguida na Praça General Humberto Delgado, junto aos Paços do Concelho, será vestida de dourado e decorada com grandes esferas azuis. Com 26m de altura por 14m de largura, será mais uma vez um ponto de visita obrigatório durante o Natal, até pelas várias iniciativas que estão previstas para este local, todas as sextas, sábados e domingos, sempre a partir das 17,30 horas, aquando da ligação das luzes.

Comparativamente a 2014, quando as iluminações de Natal se estenderam por quatro novas artérias da cidade (ruas do Freixo, Estação, Ferreira Borges e Sousa Viterbo), totalizando então 30 ruas, este ano as iluminações vão abranger um total de 41 localizações, chegando agora, por exemplo, às ruas da Constituição, Martin Moniz, João Pedro Ribeiro ou à Avenida Rodrigues de Freitas. De destacar, ainda, o reforço das iluminações em locais como a Avenida dos Aliados, Palácio das Artes, as ruas de Ramalho Ortigão e Costa Cabral ou a Praça Filipa Lencastre.

Serão, assim, 368 elementos (mais 40 do que em 2014) a decorar e iluminar o Porto, num investimento que supera este ano os 118 mil euros (no ano passado, foram gastos 100 mil euros). O valor global, incluindo o programa de animação, é este ano de 180 mil euros, contra os 161 mil de 2014, num aumento integralmente suportado pela entrada de novos patrocinadores.

NOVIDADES NOS ALIADOS

Para além de uma nova Árvore de Natal, a Avenida dos Aliados terá, em 2015, outras novidades de monta durante a quadra, a começar por uma pista de gelo natural descoberta, que ocupará uma área de 300m2 e estará em funcionamento até 27 de dezembro, dia em que se realizará a S. Silvestre do Porto.

Outra das surpresas será uma instalação, de caráter imersivo, da autoria do coletivo Moradavaga, na Praça da Liberdade. Denominada “Whispering Forest”, será constituída por 41 árvores que oferecerão diversas experiências, nomeadamente sonoras, a quem vagueie e explore este concentrado de bosque em pleno coração da cidade.

No plano oposto dos Aliados, a calçada da Praça General Humberto Delgado acolherá, entre 27 de novembro e 10 de janeiro, uma intervenção artística da autoria de Hazul. Intitulada “HOLON”, será concretizada em 10 suportes circulares e outras tantas ilustrações do artista. Associada a uma estrutura de iluminação, permitirá uma leitura diurna e outra noturna.

MAIS DIVERTIMENTOS NA ROTUNDA DA BOAVISTA

Juntamente com os Aliados, a Praça Mouzinho Albuquerque será outros dos pontos de visita obrigatórios durante o Natal. De 27 de novembro a 10 de janeiro, acolherá a Praça da Fantasia, com todo o tipo de atrações e divertimentos.

Além de uma rampa e duas pistas de gelo natural (uma coberta e, este ano, também uma exterior), haverá ainda espaço para carrosséis, pistas de carros, jogos tradicionais, uma mini roda gigante, carinhos de choque, cinema 5D, uma casa do Pai Natal e espetáculos de magia com contos da Avó Augusta.

Mas este ano os divertimentos chegam também à Praça da Batalha, onde até 4 janeiro os mais novos poderão divertir-se com vários carrosséis. Instalado na Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade da Porto, o Palácio das Bonecas é outros dos espaços que seguramente as crianças vão querer visitar neste Natal. Entre 27 de novembro e 29 de dezembro, estará de portas abertas e com workshops temáticos organizados aos fins de semana.

CONTAR, DANÇAR E CANTAR O NATAL

Até ao dia de Natal e sempre aos fins de semana, não faltarão motivos para sair à rua e assistir aos vários espetáculos de dança, performances, novo circo e concertos de música alusivos à quadra.

A par das muitas atividades itinerantes que percorrerão o Porto – e onde se inclui uma viagem de elétrico pela cidade ou um “Caçador de Sonhos” –, a Árvore de Natal dos Aliados será o palco preferencial de iniciativas como o “Conto de Natal” interpretado pelos alunos do Centro de Dança do Porto, as Oficinas de Contos e os Ateliers de Panquecas Criativas da Saphir Cristal, as XMAS Lazy Sessions, as Vozes de Natal, as Christmas Carols ou ainda o espetáculo de novo circo João & João.

Durante o mês de dezembro regressa igualmente o ciclo de concertos “Natal à Porta”, com jazz ao sábado e ópera ao domingo, sempre a partir das 15h30, à entrada de um edifício emblemático da cidade.

FEIRAS E MERCADOS

Durante o Natal, serão também várias as Feiras, Mercados e Mercadinhos que animarão a cidade, com propostas que vão desde o artesanato às velharias, passando pelo design, a joalharia, a moda, a gastronomia, os brinquedos, as ilustrações ou a arte urbana.

Entre as iniciativas que constituem novidade durante a quadra natalícia, destaque para o regresso da Artesanatus à Praça D. João I e para a 2ª edição do Artes & Ofícios do Porto, novamente na Praça dos Poveiros, ambas entre 27 de novembro e 23 de dezembro.

Realce ainda para a estreia do Up Street Porto – Mercado de Arte Urbana na antiga dependência do Banco Montepio, na Avenida dos Aliados, a 28 e 29 de novembro, e para uma edição especial de Natal que juntará o Mini Porto Belo e o Flea Market, a 12 de dezembro, no parque de estacionamento do Silo Auto.

PASSAGEM DE ANO

As boas vindas ao Novo Ano são já uma tradição na principal sala de visitas da cidade, palco de uma festa aberta a toda a população na Avenida dos Aliados.

Desta vez, a entrada em 2016 será celebrada com um concerto especial de Pedro Abrunhosa & Os Bandemónio, que se iniciará às 23,00 horas e se prolongará por três horas e meia de espetáculo e que inclui a contagem decrescente que antecederá o tradicional fogo-de-artifício, lançado de vários pontos dos Aliados e, este ano, ainda com mais surpresas.

Foto: Hugo Viegas

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close