Galeria

Festas da Senhora d’Agonia realizam-se de 19 a 21 de Agosto

É uma das maiores festividades do país e atrai todos os anos à cidade de Viana do Castelo milhares de pessoas. A Romaria de Nossa Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo, realizam-se de 19 a 21 de Agosto. O movimento nas ruas já se faz sentir. As avenidas da cidade estão cheias de vida e cor para a Romaria d’Agonia, que desde 1972 traz a esta cidade milhares de visitantes.

O desfile da mordomia, onde cerca de três centenas de mulheres desfilam com orgulho os trajes típicos e o ouro ao peito, que em muitos casos chega aos cinco quilos, a Procissão do Mar, onde a imagem da Senhora d’Agonia é transportada de barco percorrendo as margens do Rio Lima e o Cortejo Etnográfico são alguns dos momentos mais altos desta tradicional romaria.

O culto da Senhora da Agonia remonta ao século XVIII. A primeira referência escrita data de 1744, sendo de 1773 a tela votiva mais antiga. A capela onde está guardada a imagem domina o Campo da Agonia, coração dos festejos e local da realização da feira semanal (às sextas-feiras).

Programa:

http://vianafestas.com/pt/eventos-e-romarias/romaria-sra-da-agonia

Foto. DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close