Notícias

A “protetora” dos comerciantes já regressou ao Mercado do Bolhão

A padroeira do Bolhão já está instalada no mercado restaurado. O Mercado Temporário do Bolhão fechou as portas ontem, e na próxima quinta-feira, dia 15, o centenário Mercado do Bolhão volta a receber os tão desejados comerciantes e clientes.
A imagem foi transportada pela veterana comerciante da banca Artesanato Miló. Entrou para o no Bolhão com apenas 12 anos e tem atualmente 82. Revela que
“é a protetora dos comerciantes”, enfatiza, referindo-se à imagem de Nossa Senhora da Conceição. “Os comerciantes do Bolhão são pessoas de fé”, acrescenta Emília Augusto, notando as diversas oferendas feitas à santa: “Os fios e anéis não são todos de ouro, mas são todos muito valiosos.”
De salientar que o Mercado Temporário do Bolhão acolheu comerciantes e clientes durante quatro anos, enquanto decorreu o restauro e modernização do edifício histórico do Bolhão, a apenas 200 passos do equipamento original. Feitas as contas, 6,5 milhões de pessoas visitaram o Mercado Temporário do Bolhão.
Recorde-se que a Nossa Senhora da Conceição do Bolhão foi encomendada por um grupo de vendedoras do mercado ao arquiteto Bernardino Basto Fabião (1912-1998), tendo para isso contado com o apoio financeiro da Câmara Municipal do Porto.

Foto: Filipa Brito/CM Porto

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close