Notícias

Vídeo: Municípios assinalam 110 anos da Linha do Vouga no Europarque

A Associação dos Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. M. da Feira e Vale de Cambra – realiza, até dia 25 de novembro, no Centro de Congressos do Europarque, em Santa Maria da Feira, um programa comemorativo que se inicia com uma Conferência que levará a debate um conjunto de temáticas relacionadas com o futuro desta ferrovia.
Além de visitar a exposição comemorativa e a mostra dedicada ao Ferromodelismo, que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário em escala reduzida e respetiva linha férrea, o público pode ainda experimentar a Viagem no Vapor Vivo. A entrada é livre.
Apesar de terem surgido por diversas vezes incertezas quanto ao seu futuro, o Vouguinha continua a fazer várias viagens por dia na Linha do Vouga, que tem início na cidade de Espinho e serve os concelhos de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Albergaria-a-Velha, Águeda e Aveiro, numa extensão aproximada de 96 km.
Circula a cerca 50 km/ hora, em carruagens onde o peso da idade fala por si. O Vouguinha continua a servir pessoas serve muitas pessoas e necessita de 93 milhões para reabilitar o serviço de passageiros. Os autarcas esperam convencer o Governo da necessidade e urgência desta obra.
Recorde-se que o encerramento da Linha do Vouga esteve previsto em 2011, mas tal não se verificou, pois o Governo alegou na altura que «ainda não estavam criadas as condições para assegurar as concessões de transporte rodoviário alternativo».

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver também

Close
Close