Lazer

Nesta casa de turismo rural acorda de olhos postos no Douro

Casa da Encosta fica a 30 quilómetros do coração do Porto

Numa casa abandonada há mais de dez anos, nasceu um projeto de turismo rural com vista para o Douro. Lá dentro, uma lareira. Lá fora, uma piscina. A Casa da Encosta, em Gondomar, parece apetecível em qualquer altura do ano.

No terraço da Casa da Encosta, sentados nas longas espreguiçadeiras, de olhos postos no rio, Paula Moura e Adelino Castro contam uma autêntica história de amor. Não entre os dois, mas pela região. Dizem-se “filhos do Douro”, porque há muito que faz parte da sua vida. Não é por acaso que aí decidiram reconstruir uma casa, que não querem que seja só deles.  “Esta casa estava abandonda há mais de dez anos”, revela Paula, que, com o marido, começou a recupera-la em 2015. “Não foi fácil, estamos a falar de uma área com cerca de 5 mil metros quadrados, mas não desistimos”.
De tal forma não baixaram os braços que transformaram a casa num turismo rural, escondido da confusão da Invicta, em S. Tiago de Melres, Gondomar. Agora, qualquer pessoa lá pode pernoitar e é, literalmente, como estar em casa. Três quartos, uma cozinha, sala e lareira, numa decoração que mistura linhas clássicas e o estilo mais contemporâneo. Também tem jardins, com árvores de fruto, churrasqueira e estacionamento. Para quem quer um mergulho, há a piscina. Ou as águas agitadas das praias fluviais que distam escassos metros da casa.
Do terraço, veem-se passar os cruzeiros que atravessam o Douro. É também essa, garante o casal, a “magia” do espaço. “Acordar e ter vista para o rio Douro é um sentimento de liberdade total e é isso que queremos partilhar com os hóspedes”, diz Adelino. “Está muito de nós nesta casa. Tudo foi pensado ao pormenor. Cada canto. Cada móvel. Cada árvore”, confessa Paula.
Com ar rústico, mas a cheirar a nova, as portas da casa abrem-se para casais, famílias, grupos de amigos. Portugueses ou estrangeiros. Até porque fica só a 30 quilómetros do coração do Porto.

Tags
Show More

4 Comments

  1. Uma vista de eterna beleza. Acordar e ver o rio douro é o sonho de qualquer pessoa. Quero passar ai uns dias e usufruir desse espaço. Tenho fotos dessa casa pois fiz este ano uma viagem pelo Douro e foi um dos locais que fotografei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close