Sociedade

Mergulhar num mar de plástico? É possível, com a nova exposição do SEA LIFE Porto

“Mar de Plástico” é a nova exposição do SEA LIFE Porto, em vigor até ao final de maio. Em parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) o aquário das famílias portuense dá início a mais uma ação que tem como objetivo a mudança de mentalidade e comportamento de miúdos, mas principalmente de graúdos.

É durante as férias da Páscoa que muitas famílias aproveitam para visitar e conhecer o SEA LIFE Porto. Todos os anos, por esta altura, o aquário portuense enche-se de pais e filhos com vontade de descobrir mais sobre a vida marinha. É, por isso, a ocasião perfeita para a exposição “Mar de Plástico”, como defende o diretor de marketing do espaço, Tiago Mogadouro: “além de sensibilizar os mais novos, temos que conquistar os pais. Por norma, as novas gerações estão mais sensibilizadas para as questões ambientais e é mais fácil implementar mudanças no comportamento do dia-a-dia. Agora, incentivar a reflexão crítica dos adultos sobre este problema gravíssimo que é o lixo marinho é também urgente e fundamental porque somos nós os modelos das nossas crianças. Por isso, agendamos a exposição Mar de Plástico numa altura importante do ano, em que recebemos milhares de famílias de vários pontos do país e o tema está a ser bastante discutido”.
Com uma componente visual e sensorial muito forte, a exposição promete impressionar. À entrada, os visitantes são desafiados a passar por um corredor de objetos de plástico que provocam uma sensação de opressão, como se de um Mar de Plástico se tratasse. Depois, podem encontrar um supermercado de plástico onde estão presentes objetivos de uso diário recolhidos em várias Limpezas de Praia (alguns vão demorar mais de 500 a decomporem-se) e uma zona lúdica, em que os mais pequenos podem pegar em lupas e descobrirem o que é um microplástico.
De notar que o SEA LIFE Porto tem colaborado, ao longo dos últimos anos, com o CIIMAR e outras instituições locais e internacionais para promoção de ações de sensibilização que promovam a mudança de mentalidades, em prol do planeta. Além de ter sido a primeira instituição no Porto a realizar limpezas de praia, integrou recentemente a iniciativa Porto Protocol, que reúne as empresas de todo o mundo para combater as alterações climáticas.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close