Teatro

Maria do Céu Guerra recebe prémio de melhor atriz de teatro da Europa

Maria do Céu Guerra foi considerada a melhor atriz da Europa pelo Festival Internacional de Teatro – Actor of Europe. A atriz portuguesa vai receber o prémio no próximo sábado, na abertura daquele festival, que decorrerá no Lago de Prespa, nos Balcãs, na fronteira entre Macedónia, Albânia e Grécia.
Trata-se de um prémio de honra “Actress of Europe” que é atribuído desde 2003 por um comité para reconhecer o percurso artístico de uma determinada personalidade do teatro e o contributo criativo para a memória coletiva da civilização europeia.
Em comunicado, A Barraca faz saber que este prémio “reconhece o enorme mérito de trabalho teatral e humanista de uma das figuras maiores do Teatro e da Cultura em Portugal”.
Frequentou o curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa mas foi ao Teatro que dedicou toda a sua vida. Actriz, encenadora, figurinista e directora plástica, Maria do Céu Guerra integrou o grupo fundador da Casa da Comédia na década de 60. Pouco depois, transitou para o Teatro Experimental de Cascais, onde se profissionalizou e onde sob a direcção de Carlos Avilez participou em diversas peças. Fez parte do grupo fundador do Teatro Adoque e em 1975 fundou, juntamente com o encenador Mário Alberto, a companhia de teatro A Barraca.
A atriz nasceu em Lisboa, a 26 de maio de 1943, frequentou a licenciatura de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, período em que começou a interessar-se pelo teatro, e fez parte do grupo fundador da Casa da Comédia.

Foto: DR

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close