Música

Toquinho celebra 50 anos de carreira em Lisboa e no Porto

Cantor sobe ao palco do Coliseu Porto Ageas a 9 de Outubro

O músico brasileiro, que começou em 1959 a compor nos anos áureos da Bossa Nova, traz os seus maiores êxitos ao Teatro Tivoli BBVA nos dias 7 e 8 de Outubro, e ao Coliseu Porto Ageas a 9 de Outubro.
O fascínio com a forma como João Gilberto interpretava “Chega de Saudade” no seu violão, inspirou Toquinho a aprender a tocar o instrumento e nos anos 60 tocou ao lado de nomes como Tayguara, Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, entre muitos outros.
A amizade com Chico Buarque deu-lhe a sua primeira parceria musical e “Lua Cheia” foi a sua primeira composição. Nos anos 70, juntou-se a Vinicius de Moraes e a Maria Creuza, na boate La Fusa, em Buenos Aires. Desta relação “nasceram 25 álbuns e milhares de concertos pelo mundo.
Ao longo destes 50 anos de carreira, ressalvam-se também as colaborações com Jorge Benjor, Gianfrancesco Guarnieri, Carlinhos Vergueiro, Mutinho, Elifas Andreato, Paulo Cesar Pinheiro, Francis Hime, Paulinho Nogueira, Cacaso, Eduardo Gudin, Antonio Skármeta, Sadao Watanabe, entre outros, totalizando, entre as de sua autoria, ou de música e/ou de letra, aproximadamente 400 canções registradas em mais de 86 discos e cerca de 10.000 espectáculos.
Em 2009, Toquinho realizou o seu sonho de cantar com Andrea Bocelli. A convite do tenor italiano, no dia 21 de abril cantaram juntos no Parque da Independência, em São Paulo, para um público de mais de 25.000 pessoas. E em 2010, assinou a versão brasileira de CATS, em português, e com um toque da sonoridade brasileira, sem desvirtuar o original.
Cantor, instrumentista, compositor, Toquinho assume o violão como um prolongamento de si próprio, exigindo-se sempre mais e melhor e quase se fundindo numa só entidade, madeira com pele, cordas com coração, cumprindo o seu lema de “Só tenho tempo de ser feliz!”.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close