Gastronomia

O Natal pode ser doce mas sem açúcar

Numa época de mesas fartas e exageros na gula, aparecem cada vez mais alternativas saudáveis que fazem jus aos doces tradicionais, mas que não têm açúcar. São já muitos os portugueses adeptos de produtos vegan, vegetarianos, sem açúcar ou sem glúten. E no Natal, também é possível não cometer pecados, e a pensar nestes portugueses há quem recrie receitas de doces tradicionais.
Na mesa, por esta altura, há um bolo que não pode faltar e que, para muitos, é o “rei”. A Agência de informação Norte esteve nos bastidores de uma confeitaria familiar, Sabor de Pão, em S. João da Madeira, onde tudo ali é doce mas sem açúcar. Não entra glúten nem leite, muito menos sal ou açúcar refinado. O balcão está cheio de encomendas. O bolo rei destaca-se pela sua variedade. Um tem frutos secos e tâmaras. Outro é composto com frutos secos e tâmaras Vegan. Para os amantes de cacau existe o bolo rei de cacau cru “cacau 100 por cento natural e orgânico”, sem frutos secos. “Os bolos reis são confecionados com uma mistura de farinhas  elaboradas por nós ​​ biológicas, integrais, sem glúten e sem OGM não transgénicas. Estes não contêm proteína de leite, soja, produtos refinados, emulsionantes, conservantes, corantes, reguladores, gordura de palma e gordura de colza. Na confeção usamos água filtrada e ionizada água viva”, garante Vera Bastos responsável pela confeitaria.
Este espaço nasceu na cozinha de casa e transportou-se para um lugar onde todas as receitas que Vera Bastos recriou para os filhos estão disponíveis. Além dos doces tradicionais de Natal existem também bolas de berlim, pão de ló de Ovar ou as famosas fogaças sem glúten e sem leite.
O projeto deste casal nasceu porque a filha era alérgica ao leite e um filho intolerante ao glúten, Vera Bastos e Rui Almeida tiveram que limpar o frigorífico e começar de novo. A mãe começou por fazer experiências com o pão, hoje tem pão de aveia ou alfarroba, e daí saltou para tudo o resto. Refez tantas receitas quantos os desejos dos filhos. Com um empurrão do homeopata das crianças, que foi provando as experiências, Vera e Rui decidiram abrir o Sabor de Pão, para que todos possam comer sem restrições. Também lá há muffins com cacau cru, pizza com cogumelos biológicos, pataniscas, pão de alho e até bolo rei e rabanadas. Tudo no forno e com produtos saídos do quintal.

I

Tags
Show More

Related Articles

One Comment

  1. Não conhecia esta casa. Cada vez mais útil para a saúde. E como diz esta reportagem e muito bem:O Natal pode ser doce mas sem açúcar. Estou encantada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close