Sociedade

Há uma Nova plataforma tecnológica para cuidados continuados

Existe uma nova plataforma tecnológica de apoio aos cuidados continuados e à gestão operacional de cuidadores formais e informais. Chama-se “Social Cooperation for Integrated Assisted Living” e  foi desenvolvida no âmbito de um consórcio que envolveu a Universidade de Aveiro, o Instituto Pedro Nunes, a Microio, a Kentra Technologies e a Digital Wind. Atualmente, está a ser testada na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Esta solução destaca-se por permitir uma monitorização não invasiva dos idosos, com vista à deteção de ocorrências que possam requerer intervenção, mas também o acompanhamento da respetiva consistência comportamental para identificação de desvios, que podem permitir identificação de declínios de bem-estar ou mesmo de condições de saúde.
Contrariamente a múltiplas soluções individuais que recorrem a sensores e tecnologia para monitorização de pacientes, a plataforma SOCIAL integrou a componente Internet das Coisas (IoT), desenvolvida pela Microio, para uma ampla interoperabilidade do ponto de vista operacional, assegurando também a garantia de privacidade, integridade e confidencialidade da informação pessoal recolhida.
O projeto SOCIAL foi já alvo de múltiplas publicações científicas com presença em conferências relevantes na área, como a Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies (HCist) e a World Conference on Information Systems and Technologies (World CIST)), e foi apresentado na London Community Care Live 2019.
Foto: DR

 
Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close