Sociedade

Alunos estrangeiros participam em voluntariado no Banco Alimentar da Universidade Católica no Porto

Iniciativa pioneira em Portugal, em linha com o que começa agora a ser feito noutras universidades europeias, está agendada para 6 de fevereiro

A Universidade Católica, no Porto, prepara, esta semana, a receção dos estudantes estrangeiros e, pela primeira vez, o programa de acolhimento inclui a realização de uma atividade de voluntariado no Banco Alimentar, agendada já para esta quinta-feira, 6 de fevereiro, às 15h00. Refira-se que, apesar das ações de teaming up serem uma constante no acolhimento aos estudantes internacionais da Universidade, esta é a primeira vez que estes alunos têm a oportunidade de participar num programa de voluntariado. Até ao momento, 80 por cento dos estudantes já se inscreveu na ação, o que comprova o interesse por este tipo de iniciativas.
Esta ação integra-se num projeto mais amplo que passa pela diversificação das oportunidades de experiências internacionais disponíveis para os estudantes das Unidades Académicas da Universidade Católica, no Porto, utilizando os processos de internacionalização para criar impacto positivo na comunidade local. Neste âmbito, estão a ser desenvolvidas novas parcerias, tendo em vista a criação de um Hub Internacional de Voluntariado, através do qual serão disponibilizadas atividades de voluntariado internacional para os alunos da Universidade e atividades de voluntariado em Portugal para estudantes estrangeiros.
Este projeto – pioneiro em Portugal – encontra-se alinhado com o que de mais inovador se faz em termos de internacionalização nas melhores universidades europeias. O objetivo central passa por permitir que todos os estudantes, independentemente das suas condições financeiras ou disponibilidade de tempo, possam ter acesso a experiências internacionais. Acrescente-se que, em 2019/2020, a percentagem de estudantes estrangeiros inscritos nas Unidades Académicas da Católica no Porto – Católica Porto Business School, Escola das Artes, Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Direito, Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Teologia, Instituto de Bioética, Instituto de Ciências da Saúde – é de mais de 16 por cento, percentagem que tem vindo a aumentar de forma consistente nos últimos cinco anos.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 6 = 15

Close