Sociedade

Águeda recebe formação sobre Desenvolvimento Sustentável

Formação envolveu uma dezena de jovens de três países: Portugal, Estónia e Itália

O Centro de Juventude de Águeda (CJA) recebeu, na semana passada, dez participantes de Portugal, da Estónia e de Itália, para uma formação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como objetivo capacitar os técnicos que, posteriormente, irão trabalhar com adultos para os consciencializar sobre este tema.
Inserida no projeto ODS Labs, que está a ser promovido pelo CJA e que tem a duração de 18 meses, esta formação em específico decorreu durante uma semana e teve por objetivo identificar os problemas locais e, em seguida, trabalhar as várias soluções, tendo em conta os ODS (erradicar a pobreza; erradicar a fome; saúde de qualidade; igualdade de género; água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento económico; indústria, inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentável; ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias para a implementação dos objetivos). De forma concreta, esta formação incluiu reuniões transnacionais e laboratórios sobre os ODS com a população local.
Estes 17 ODS sucedem aos Objetivos do Milénio, alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
Para a concretização da Agenda 2030 sobre os ODS, é imperativo que as empresas integrem as metas referidas nas suas tomadas de decisão e que contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e inclusivo.
Elsa Corga, Vereadora da Educação e Juventude, salienta que esta formação é importante para “dotar os técnicos das ferramentas necessárias para apelar a uma maior consciência sobre o Desenvolvimento Sustentável, nos contextos local, regional e mundial”.
Refira-se que o projeto Sustainable Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close