Sociedade
Escadas rolantes em Miragaia ficam prontas em breve
A zona de Miragaia, no Porto, vai ter em breve a funcionar as tão esperadas escadas rolantes que vão ligar à cota alta do centro da cidade. A inauguração estava, inicialmente, prevista para março, mas com o aparecimento da Covid-19 todo o processo sofreu alterações, tendo as obras sido retomadas recentemente, segundo moradores.
Trata-se passo importante do projeto na empreitada “Percursos Pedonais Ligações Mecanizadas – Miragaia”, anunciada em 2015 pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, e lançada em maio do ano passado. Foi concebida em três núcleos: Escadas das Sereias, Escadas do Monte dos Judeus e área adjacente, e zona circundante às Ruas de Cidral de Cima e de Cidral de Baixo.
Esta obra dá corpo às escadas mecanizadas, a novas rampas de acesso e à recuperação de pavimentos e estruturas pré-existentes. No entanto, as existentes Escadas do Monte dos Judeus, que tiveram de ser retiradas para o avanço dos trabalhos, vão continuar a existir e no mesmo local, pois está assegurada a sua reposição, respeitando a reformulação e o redesenho das cotas e dos degraus, deu conta, este ano, a autarquia do Porto.
Representando um investimento municipal de aproximadamente 677,2 mil euros, com obra a cargo da empresa Atlantinível (vencedora do respetivo concurso público), esta empreitada gerida pela empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto enquadra-se na estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto, refere ainda o município
O objetivo desta obra é atenuar o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa e ajudar a resolver a falta de ligação entre Miragaia e a Cordoaria, facilitando, nomeadamente, o acesso da população de Miragaia ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta.