Lazer

Conheça os mais belos miradouros do Norte com o José Manuel Monteiro

Miradouro da Sra da Graça fica a cerca de 460 metros de altitude.

É um dos mais belos miradouros do norte do país. Situa-se num dos pontos mais altos do concelho de Amarante (excluindo aqui as serras do Marão e Aboboreira), ficando a cerca de 460 metros de altitude, junto à capela de Nossa Senhora da Graça, na freguesia de Vila Caiz.
Por ser ainda muito desconhecido das massas, este é um local onde se circula à vontade, onde podemos perder todo o tempo que quisermos a contemplar a paisagem. E que paisagem!
Esbarramos de frente com a deslumbrante serra da Aboboreira ,  a imponente serra do Marão, o sereno rio Tâmega e com a cidade de Marco de Canaveses e uma boa parte do seu concelho.  Quem visita este espaço, faz o exercício de tentar descobrir as terras que a vista alcança. E são muitas, entre elas, estão partes do território de Amarante, Baião, Lousada, Penafiel, Felgueiras…
Vá por isso com tempo e vontade de descobrir.  E se a vista é de cortar a respiração durante o dia, à noite não perde o encanto. Bem pelo contrário.
O miradouro da capela de Nossa Senhora de Graça é de fácil acesso, possui vários espaços que convidam a levar um merendeiro ou uma toalha para ficar a descansar e  a ouvir os pássaros.
As gentes que por ali vivem são curiosas e estão sempre disponíveis e prestáveis para ajudar no que for necessário.
Não pense que vai encontrar uma aldeia de baixa densidade populacional. Nada disso. A freguesia de Vila Caiz é das que tem mais habitantes no concelho de Amarante (mais de 3 mil habitantes) e por isso oferece vários serviços  a quem a visita, tal como Restaurantes, cafés, farmácia, posto dos CTT, posto de combustível, supermercados…
Se ainda tiver fôlego, caminhe até à capela de Santa Cruz que fica a cerca de 1 km de distância. A vista é deslumbrante e o local está associado a várias lendas. Entre elas, que aquele local esconde um grande tesouro.
Este miradouro goza de uma localização privilegiada. O Porto está a 50km, Amarante 10km.
Deixo agora as coordenadas para chegar a este local. Vindo do Porto, deve-se apanhar a A4 e sair em Marco de Canaveses, vindo do lado de Vila Real, sair em Amarante. Nos dois casos deve- se seguir a placa com as indicações para Vila Caiz.
De comboio, através da linha do Douro e sair na estação da Livração (fica a cerca de 5 KM) e utilizar o táxi. Aos sábados, pela 20h realiza-se no local celebração religiosa, pelo que não é recomendável se não quer encontrar muita gente.

Senhora da Graça

 

Sagrado Monte,

Cónico, imponente,

Silencioso e belo!

A toda a hora te traz nos olhos quem está presente,

No coração saudoso quem está fora.

 

De entre os fraguedos sobre que está assente

Alveja a capelinha da Senhora,

Protectora gentil da nossa gente

Que a Ela se confia e assim implora:

 

-Que negro é o meu caminho! Iluminai-o!

– Trago no ventre um filho! Abençoai-o!

– Meu noivo anda na guerra! Protegei-o!..

 

No colo tem Jesus,

Que a Si se abraça.

Cinge-se mais o Verbo no seu seio

E diz baixinho à Mãe:

«Assim se faça»!

 

Eliseu Pinto

 

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close