Sociedade

Comboio elétrico chegou a Viana do Castelo há um ano

Faz hoje um ano que os comboios elétricos chegaram a Viana do Castelo. A eletrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo na Linha do Minho representou um investimento de 16,5 milhões de euros ao longo de 44 quilómetros de via. Atualmente, está em curso a empreitada de eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença.
Foi a 15 de julho de 2019 que o Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, fez a viagem inaugural da conclusão dos trabalhos de eletrificação da Linha do Minho que liga Nine a Viana do Castelo. António Costa frisou, na cerimónia, que o comboio elétrico permite “servir melhor os portugueses, com menos tempo de viagem e mais segurança”.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recordou que a ligação ferroviária entre o Porto e Viana do Castelo foi inaugurada em 1878, comportando uma das maiores maravilhas da engenharia da época, uma ponte metálica de dois tabuleiros sobrepostos, que foi uma engenhosa realização da Casa Eiffel. Assumiu que a chegada à cidade do comboio elétrico, “assume uma importância histórica e um simbolismo muito grande para Viana do Castelo, para o Alto Minho e para a euro-região Norte de Portugal – Galiza”.
A conclusão da obra garantiu a redução do tempo de trajeto, o aumento da competitividade do transporte ferroviário de mercadorias, o aumento da capacidade de comboios (frequência e comprimento), o aumento dos níveis de segurança e de fiabilidade, o aumento do nível de segurança ferroviária e rodoviária, em resultado da supressão e automatização de passagens de nível e construção de desnivelamentos e a melhoria das ligações internacionais do corredor norte-sul (Porto-Vigo).

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close