Música

The Black Mamba ganham Festival da Canção

A banda The Black Mamba, com “Love is on my side”, venceu esta noite o Festival RTP da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão.

Carolina Deslandes ganhou o voto do júri, Neev ganhou o voto do público, mas, somada a totalidade dos pontos, acabou por ser a banda The Black Mamba a levar o primeiro lugar do Festival da Canção, que na noite passada decorreu em direto na RTP.
“Love is on my side” será a primeira canção integralmente cantada em inglês por um representante de Portugal na Eurovisão desde que, em 1964, António Calvário deu o “pontapé de saída” das participações da RTP no mais antigo programa musical europeu ainda em atividade. Depois da edição de 2020 ter sido cancelada devido ao surto pandémico da Covid-19, parece que em 2021 o festival vai mesmo acontecer em Roterdão, já que todos os participantes terão de gravar um vídeo com a atuação, caso não possam se deslocar a esta cidade dos Países Baixos.
A canção foi escolhida após a combinação do voto do júri e do público através do televoto, no esquema de 50/50 – na final, o peso das votações foi repartido entre os telespectadores e um júri, com representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
“Love is on my side” ficou empatada com “Por um triz”, de Carolina Deslandes, sendo que o voto do público serviu de desempate, com uma maior pontuação para os The Black Mamba. Em terceiro lugar ficou “Dancing in the stars”, de Neev que, curiosamente, levou a maior pontuação do público mas tinha sido arrasada com uma baixa pontuação do júri
A noite passada também foi ocasião para homenagear Carlos do Carmo, desaparecido no primeiro dia de 2021.
Num dos momentos da noite, o seu trio de eleição, chefiado pelo guitarrista José Manuel Neto, o diretor artístico deste momento, acompanhou as vozes de Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro em canções que nasceram, precisamente, por ocasião da edição de 1976 do Festival da Canção, que contou precisamente com um único participante, Carlos do Carmo, a cantar todas as canções a concurso
Dino d’Santiago, Cláudia Pascoal, Filipe Sambado e os Clã também reinventaram outras canções do mestre Carlos do Carmo.

Texto: N. Costa Foto: Pedro Pina

Veja a canção vencedora aqui:

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close