Breves

Feira: Sinalização do património classificado motiva criação de ‘Percurso com História’

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lançou esta quinta-feira, 15 de julho, o ‘Percurso com História’, que propõe um roteiro livre e autónomo pelo património histórico e classificado do centro histórico da cidade, seguindo a nova sinalização dos recursos turísticos. Dez totens informativos disponibilizam conteúdos bilingue, linguagem braille e código QR para acesso a informação complementar.
Nesta primeira fase do projeto, foram sinalizados dez recursos turísticos que são património classificado ou se encontram no seu perímetro de proximidade – Castelo da Feira, Quinta do Castelo, Convento dos Loios, Igreja Matriz, Praça da República, Praça Gaspar Moreira, Igreja da Misericórdia, Mercado Municipal, Casa Condes de Fijô e Rossio –, mas a Câmara Municipal espera alargar esta experiência-piloto a todo o património do concelho de Santa Maria da Feira.
A nova sinalização permite que os munícipes, visitantes e turistas façam uma rota livre e autónoma pelo centro histórico da cidade, com acesso a informação sobre os recursos patrimoniais e culturais ali existentes, permitindo uma maior fruição e uma completa experiência turística.
Os totens apresentam informação inclusiva (linguagem braille) e bilingue (Português e Inglês), com acesso a conteúdos complementares no portal turístico, através de QR Codes.
“Este tipo de sinalização é cada vez mais importante nas cidades, em particular nos centros históricos, onde circulam muitos turistas e visitantes, muitas vezes de forma não programada, que agora podem conhecer livremente o património que temos para oferecer e, simultaneamente, desfrutar da nossa gastronomia e dos nossos espaços naturais, na expectativa de que prolonguem a sua estadia ou regressem brevemente”, sublinha o presidente da Câmara, Emídio Sousa.
Para o vereador do Pelouro da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, “a sinalização dos recursos turísticos permitiu acompanhar a transição digital, reforçar o nosso posicionamento no que concerne à política de acessibilidades e desenvolver um itinerário urbano no centro histórico, que certamente vai aumentar os motivos de interesse e prolongar a permanência de públicos neste núcleo histórico”.
O ‘Percurso com História’, disponível em, é um percurso circular misto de 3,6 km, com partida e chegada junto à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que sugere a passagem por 11 pontos de interesse: Praça da República, Praça Gaspar Moreira, Igreja da Misericórdia, Mercado Municipal, Casa Condes de Fijô, Guimbras (Guardiãs do Castelo), Castelo da Feira, Quinta do Castelo, Rossio, Museu Convento dos Loios, Igreja Matriz e Praça da República.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close