Saúde

Hospitais de Coimbra garantem resposta articulada no atendimento de doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disse hoje que tem tentado articular da melhor forma a resposta a todos os utentes do Hospital Geral (Covões), independentemente da localização da assistência.

Em comunicado, o CHUC refere que o “Serviço de Imagem Médica tem escassez de recursos para rentabilizar todos os equipamentos em todos os polos nos períodos da manhã e da tarde”, depois da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) ter denunciado hoje a falta de imagiologista no período da manhã.

“São necessárias adaptações permanentes conforme as circunstâncias exigem, com bom senso e capacidade de adaptação de todos, radiologistas e médicos prescritores, sempre com o objetivo de melhor atender o doente”, lê-se na nota.

Segundo o CHUC, a situação pandémica “tem condicionado uma constante adaptação de horários para que a resposta nos diferentes polos do CHUC, seja em urgência ou em atividade programada, seja a mais eficaz, com os recursos disponíveis”.

A separação de circuitos de doentes por causa da covid-19 “levou à necessidade de deslocalização de equipamentos para poder manter a resposta aos doentes, minimizando os riscos de infeção”.

“Em concreto, no Hospital Geral (Covões), houve necessidade de efetuar as ecografias aos doentes em regime de ambulatório no edifício das consultas externas, reservando-se o equipamento presente no interior do Serviço para os doentes internados e para o Serviço de Urgência”, refere o comunicado.

O CHUC acrescenta que, após profunda remodelação do interior do Serviço de Imagem Médica, “que possibilitou uma melhor separação dos circuitos de doentes, associada ao esforço de investimento que tem estado a ser efetuado no Hospital Geral e que levou à aquisição de um equipamento de TAC e de ecografia, é hoje possível voltar a fazer as ecografias do ambulatório no interior do Serviço de Imagem Médica”.

“Os radiologistas que se encontravam a trabalhar em ecografia no edifício das Consultas Externas (exterior mas próximo do edifício do Hospital Geral) vão retornar ao interior do Serviço de Imagem Médica”, anuncia a nota.

Acrescenta ainda que, para melhor responder ao número de solicitações geradas nos dois polos do Serviço de Urgência de adultos, minimizando a deslocalização dos doentes, “foram efetuadas várias adaptações no horário da urgência de ecografia do polo Hospital Geral, tendo inclusive sido estabelecido o apoio em regime de prevenção ao fim de semana”.

“Atendendo ao número de exames e horário das solicitações, concentrou-se o horário com presença física das 13:00-20:00 nos dias de semana e prevenção ao fim de semana (90:00-19:00)”, explica o CHUC, referindo “que o atendimento por TAC mantém-se em permanência 24 horas por dia, sete dias por semana, com relato dos exames no polo HUC”.

Esclarece ainda que além de TAC e ecografia, o Hospital Geral dispõe também de um equipamento de Ressonância Magnética, que funciona de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde, “com um radiologista ou neurorradiologista presente”.

A Ordem dos Médicos denunciou hoje que o Serviço de Urgência do Hospital Gera não tem médico especialista em Imagiologia durante o período da manhã, das 09:00 às 13:00.

“Com a Urgência aberta a partir das 09:00 – situação já de si incompreensível e que a Ordem dos Médicos tem vindo a criticar com veemência – poderá ser necessário efetuar, por exemplo, uma ecografia abdominal ou renal, que pode ajudar a salvar vidas”, alerta o presidente da SRCOM.

Carlos Cortes adverte que devido à falta de imagiologista, “qualquer pedido urgente poderá ser protelado até às 13:00 ou mais horas, ou então, deslocar-se-á o doente ao polo A nesse período acompanhado por médico e em situação emergente”.

AMV // JEF

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