Destaque

Guimarães: Casa da Memória vai construir instrumentos musicais a partir de materiais efémeros

Este domingo dia 20, a partir das 11 horas, a Casa da Memória desafia as pessoas, e as famílias em particular, para uma oficina de construção de instrumentos musicais, a partir de materiais singelos, sob a orientação de Napoleão Ribeiro.
A confeção de instrumentos musicais efémeros fez, até há poucos anos, parte de um quotidiano intrinsecamente ligado à natureza. Os diferentes aerofones efémeros de palheta e de aresta foram, ao longo dos séculos, maioritariamente criados e usados por crianças, como brinquedos ou chamarizes para pássaros. Construídos a partir de materiais pouco duráveis, tratam-se de instrumentos que, no mundo contemporâneo e cada vez mais urbano, foram caindo no esquecimento, sobrevivendo, em muitos casos, apenas como recordações de infância dos mais velhos.
Partindo da brochura “Para Conhecer e Fazer Instrumentos Musicais Singelos: Aerofones de Palheta” editada pela associação PédeXumbo, nesta oficina os participantes aprenderão a produzir e a fazer soar gaitas de palha e assobios feitos com paus, ervas, bugalhas e sementes (bolotas, amêndoas e avelãs), perpetuando assim um saber fazer que é, em muitos casos, tão ancestral quanto a humanidade.
Organizada pela Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, destinada a famílias e crianças a partir dos 6 anos de idades, esta oficina é de participação limitada e tem um custo de 2,00 euros mediante inscrição prévia.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 5 = 2

Close