Sociedade

Conselho de Estado Suíço, do Cantão Valais, esteve no Douro

O Conselho de Estado do Cantão Valais, composto pelo Presidente Roberto Schmidt, o Vice Presidente Christophe Darbellay; os Conselheiros Mathias Reynard, Franz Ruppen e Frédéric Favre e, ainda o Chanceler Philipp Spörri visitaram o Douro, em particular os concelhos de Alijó, Lamego, Tarouca, Peso da Régua e Tabuaço, no último domingo, dia 4.
Tratou-se de “uma viagem” com o intuito de conhecerem a cultura portuguesa, homenageando a primeira comunidade estrangeira presente no cantão suíço. As visitas incidiram em questões de mudanças climáticas, agroturismo e viticultura, refere a CIMDOURO em comunicado enviado à nossa redação.
Os membros do Conselho de Estado foram recebidos na Murganheira pelo Presidente da Câmara de Lamego,  Francisco Lopes, pelo Presidente Valdemar Pereira, de Tarouca, pelo vice presidente de Sernancelhe,  Carlos Santos, pela Vereadora de Alijó,  Sónia Pires e pelo Vereador do Município de Peso da Régua,  Rui Teixeira. Esta visita contou ainda com a presença do Vice presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro.
A mesma nota dá ainda conta que o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago, após compromissos inadiáveis da parte da manhã, também se juntou à comitiva helvética.
A visita ao Vale do Douro, região vinícola e património Mundial, teve início na Murganheira, em Tarouca, onde foram explicados todos os processos de produção e fabrico do espumante, na companhia dos autarcas dos municípios da região. Seguiu-se a Visita ao Museu do Douro, onde puderam conhecer a história da Vinha e do Vinho e a importância da nossa região no Mundo.
Já da parte da tarde, a Comitiva Suiça dirigiu-se ao Pinhão, nomeadamente à Quinta do Bonfim, para uma prova de degustação, seguindo-se um passeio de barco do Pinhão à Foz do Távora. Daqui a comitiva dirigiu-se à quinta do Seixo, onde foram recebidos para uma visita guiada às caves.
Desta forma os elementos do Governo Suíço recolheram muita informação e conhecimento sobre a viticultura e o seu lugar no setor turístico, nomeadamente aprendendo sobre o desenvolvimento do agroturismo.
Esta viagem terminou em Lamego, no recinto da Nossa Senhora dos Remédios onde foi servido um jantar bem tradicional.
“De salientar que os portugueses constituem mais de um terço da população residente permanente de origem estrangeira no Valais. Esta é de longe a nacionalidade mais representada depois da população suíça. O português é, portanto, a terceira língua mais falada no cantão, depois do francês e do alemão. Estes laços estreitos motivaram a decisão do Conselho de Estado de organizar uma viagem de estudo a Portugal”, refere ainda a CIMDOURO.
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close