SociedadeVideos

VÍDEO: Mercado à Moda Antiga regressa três anos depois, com homenagem aos “Padeiros e Padeiras de Ul”

O "Mercado à Moda Antiga", evento que recria os costumes e formas do comércio de feira do final do século XIX, início do século XX, regressa a Oliveira de Azeméis este fim de semana. São esperadas 50 mil pessoas.

A 24.ª edição do Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis, assumido pela autarquia como “o maior evento cultural do município”, está de regresso este fim-de-semana ao centro histórico de Oliveira de Azeméis, depois de suspenso desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, recuperando trajes e hábitos com mais de 120 anos.

Contando com cerca de 2.000 figurantes em representação de 70 associações e igual número de artesãos, o evento propõe-se recriar o antigo mercado da Praça dos Vales, que, entre os séculos XIX e XX, se realizava naquele que é hoje o jardim municipal.
Com tabernas, bancas de venda e palcos distribuídos por uma área pedonal com cerca de 4.000 metros quadrados, a edição de 2023 tem como tema os “Padeiros e Padeiras de Ul”.
Também a gastronomia e os artesãos serão uma das presenças obrigatórias neste evento que, ao longo dos anos, tem atraído milhares de visitantes. “Esta edição será mais uma viagem que nos levará à nossa memória coletiva, recordando o que eram os nossos costumes, tradições e o saber transmitido pelos nossos antepassados. É o regresso às nossas raízes e identidade, sendo um evento que tem tudo para trazer até nós milhares de visitantes que poderão aproveitar para provar o pão de Ul, produzido pelas nossas padeiras, as quais homenageamos na edição deste ano”, deu conta Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, à Agência de Informação Norte.
O Mercado à Moda Antiga vai juntar este fim-de-semana no centro histórico da cidade diferentes gerações num reencontro com a história, com profissões já desaparecidos, música popular, gastronomia, artesanato, usos e tradições, com memórias e com modos de vida ancestrais das gentes oliveirenses.
O evento conta com um orçamento de 65 mil euros  e espera 50 mil visitantes durante os dois dias. A entrada livre.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close