Educação

Braga vai implementar serviço de transporte escolar para os alunos do Concelho

O Município de Braga vai celebrar um contrato-programa com os TUB - Transportes Urbanos de Braga, para disponibilizar um serviço público de transporte escolar especializado, de forma a abranger os alunos do Concelho de Braga. A medida será analisada na próxima reunião do executivo municipal, e será implementada no ano de 2024.

‘School Bus para Todos’ surge, assim, como uma solução inovadora orientada para o futuro, vital para a promoção de uma educação orientada para a mobilidade sustentável e segura, fundamental para a concretização da estratégia de mobilidade urbana do Concelho. Este novo serviço permite uma atenção mais direccionada para as necessidades dos alunos, garantindo uma experiência de viagem segura e dedicada, em que os veículos alocados providenciam um ambiente controlado, supervisionado, confortável e tranquilo, minimizando potenciais desvios e preocupações de segurança.

Por outro lado, com a implementação do ‘School Bus para Todos’, pretende-se não apenas promover a redução de tráfego nas áreas escolares, mas também contribuir para a melhoria geral da circulação rodoviária. Tratando-se de um serviço dedicado, é possível assegurar, não apenas uma maior optimização das rotas, como também uma melhor compatibilização entre os horários – o do transporte e o escolar -, permitindo, assim, diminuir a presença de veículos particulares nas ruas, sobretudo nos trajetos limítrofes às zonas escolares e, consequentemente, contribuir para a mitigação do congestionamento viário.

Pretende-se com, este serviço, proporcionar melhores condições de conforto e segurança no transporte, quer às crianças quer aos clientes da rede regular, aumentar a equidade, proporcionando igual qualidade de serviço a todas a comunidade estudantil do concelho, e assegurar pleno cumprimento dos requisitos legais (em particular de acordo com a lei 13/2006).

Paralelamente, os serviços de transporte de passageiros ‘School Bus’ liberta viaturas afetas ao transporte regular, fomentando a qualidade do serviço, aumentando a eficiência e eficácia do mesmo, na medida em que permite reforçar a oferta regular e otimizar o serviço, diminuir a idade média da frota, melhorar a eficiência dos TUB e, através da diminuição das necessidades de frota, permitir aumentar a oferta de novas linhas.

Assim, este projeto tem como objetivo, para além de apoiar a descarbonização da cidade, reduzir as emissões e gases de efeito de estufa e reduzir o transito e sinistralidade, também incentivar a autonomia e responsabilidade das crianças, promover o uso do transporte publico aumentando o bem-estar e a qualidade de vida dos concidadãos.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 1 = 3

Close