País

Gastronomia italiana em destaque em vários restaurantes do país

Semana da Cozinha Italiana no Mundo está de regresso e reúne vários restaurantes de Norte a Sul do país, que apresentam menus especiais

Arranca hoje a 8ª edição Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa que em Portugal é promovida pela Embaixada de Itália em Lisboa e que, até ao próximo dia 19 de novembro, promete despertar o paladar de todos os fãs de gastronomia italiana. Ao longo desta semana, são 14 os restaurantes que de Norte a Sul do país  apresentam menus especiais, numa ode ao verdadeiro Made in Italy.

 De Viana do Castelo até Almada. São várias as opções de espaços que representam o verdadeiro património e cultura gastronómica de Itália, e que, através da criação de propostas personalizadas vão enaltecer pratos do receituário típico italiano, produzidos com produtos com denominação de origem protegida. Os menus apresentados por cada um dos restaurantes aderentes é criado exclusivamente no âmbito da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, estando disponíveis apenas durantes a iniciativa.

Com o mote “À mesa com a comida italiana: o bem-estar com gosto”, a Semana da Cozinha Italiana no Mundo pretende sensibilizar para todas as vertentes ligadas à gastronomia, que no caso de Itália, convoca também o património cultural, ambiental e artístico do país. Procurando assim sublinhar a importância dos rituais de convívio e partilha próprios da cultura italiana, a iniciativa apresenta também uma programação composta por várias atividades.

O dia de hoje ficou marcado pelo evento de arranque e apresentação da Semana da Cozinha Italiana. Na quarta-feira, 15 de novembro, estão programadas duas atividades com o objetivo de promover a tradição gastronómica lígure. O primeiro momento arranca às 10h00, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e trata-se de um showcooking idealizado pelo Restaurante Benini Sapori di Genova de Oeiras especialmente para os alunos da escola. A convite do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, que organiza mais duas palestras de cozinha, os chefes Annamaria Benini, Gonçalo e Rami vão ter a oportunidade de partilhar algumas das receitas mais apreciadas da cozinha do território, como o pesto, a focaccia e a panera.

Já da parte da tarde, os três chefes voltam a estar juntos para um workshop, desta vez na Academia Time Out. O objetivo volta a ser divulgar a cozinha lígure, partilhando algumas das receitas típicas daquele território: vitello tonnato, gnocchi al pesto e panera. Os participantes da atividade vão ser desafiados a desenvolver estas receitas, havendo, no final, um momento de degustação das mesmas. A atividade tem a duração de duas horas, arrancando às 18h00. As inscrições estão abertas, sendo necessária a reserva prévia.

No dia seguinte, na quinta-feira, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa volta a ser palco de mais um momento de formação orientada para os seus alunos, desta feita com um showcooking de cozinha napolitana, dado pelo restaurante Napoli Gourmet do Porto. A atividade repete-se da parte da tarde, às 17h30, na Lisbon Cooking Academy, levando os mais curiosos numa viagem pela tradição gastronómica partenopeia, conduzida por Stefania de Sena – professora de língua, cultura e culinária italiana. Os participantes vão assim ter a oportunidade de ficar a conhecer mais sobre os segredos de uma cozinha baseada na sustentabilidade, para a qual a genuinidade da matéria-prima é indispensável, e que se afirma como uma linguagem de partilha. Durante a aula vão ser preparadas duas receitas típicas: pasta zucca e provola e sfogliatelle.

Ainda na quinta-feira, às 15h00, a Embaixada de Itália organiza um webinar com o tema “A cadeia de abastecimento biológico no sector alimentar”. O evento junta a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a italiana FederBio que, com a presença de vários especialistas do setor, vai explorar diferentes dados, princípios e perspetivas de um setor crucial para a sustentabilidade alimentar.

A sexta-feira ficará marcada pela presença de Paolo Gramaglia – chef estrela Michelin, proprietário do restaurante President de Pompeia – na escola Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, para uma masterclass. Os alunos desta instituição de ensino têm assim a oportunidade de aprender mais sobre a gastronomia típica italiana, junto do chef convidado pelo Embaixador Carlo Formosa nesta edição da Semana da Cozinha Italiana.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

73 − 69 =

Close