O grande-mestre Adrian Mikhalchishin, diretor da Academia de Xadrez Kasparov (KCF), reuniu recentemente com responsáveis da empresa municipal “Ágora – Cultura e Desporto”, entidade que promove a prática da atividade física e desportiva no concelho do Porto. Em cima da mesa, o interesse desta prestigiada plataforma de ensino online – considerada a melhor do mundo – em descobrir e lançar novos talentos na modalidade.
Numa reunião por vídeo-conferência, moderada pelo representante em Portugal e Angola da KCF, Roman Chemerys, mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez), o antigo treinador de nomes sonantes, como Anatoly Karpov, campeão mundial entre 1980 e 1986, fez questão de realçar “a importância de Portugal melhorar a ‘performance’, em termos competitivos, nos próximos anos”. Para tal, Adrian Mikhalchishin diz que “a KCF pode ser o parceiro ideal dos clubes para desenvolver o xadrez e lançar jovens nas grandes provas a nível global”.
A apresentação foi seguida também pelo jornalista Fernando Pinho, também ele ligado à modalidade há vários anos e que acredita que o papel da KCF pode relançar o xadrez português para outros patamares, como de resto sublinhou o experiente Adrian Mikhalchishin,que é ainda presidente da Comissão de Treinadores da FIDE, desde 2009, presidente honorário da Comissão de Treinadores da FIDE, desde 2019, autor de 21 livros de xadrez publicados em vários países e Prémio “Isaac Boleslavsky” – melhor treinador de jovens do mundo, atribuído em 2008 e 2009.
Refira-se que o corpo docente da KCF inclui o próprio Garry Kasparov, uma lendária figura do xadrez e um dos maiores jogadores de todos os tempos. Juntamente com ele, trabalham treinadores de renome e jogadores de elite que ajudam os alunos a alcançar altos resultados. A Academia oferece aulas para todas as idades e níveis de habilidade.