Economia

Madeira: marcas celebram Natal e Cavalinho lança coleção Starlight

Natal e final de ano são épocas de milhares de visitantes na Madeira e a região aperalta-se a rigor, com cor, luz, música e presentes mais ou menos distintos, para captar clientes. As marcas apresentam produtos inspirados na quadra, como é o caso da coleção Starlight, lançada pela Cavalinho.

As festividades natalícias no Funchal, na ilha da Madeira, voltam a atrair milhares de pessoas, antes das multidões de turistas que chegam, no fim do ano, para o réveillon madeirense. Até lá, as ruas da cidade iluminam-se de brilho e cor, há mercados de Natal, uma aldeia de Natal, concertos e montras de lojas com propostas pensadas exclusivamente para esta quadra.

Este ano, muitas das decorações luminosas da baixa da cidade, presentes em edifícios públicos, monumentos, praças, largos, igrejas, fortalezas, palácios, ribeiras e jardins, têm como motivo de inspiração a borboleta Cleópatra-da-Madeira, uma espécie endémica da região. Por seu lado, no cais do Funchal, os visitantes podem observar um “Caminho Celestial das Tempestades”, uma instalação imersiva e inovadora, que recorre a tecnologia de realidade aumentada. Noutras zonas da cidade, há ainda sensores de movimento e possibilidade de controlar as cores da iluminação local.

As lojas e as marcas também não descuram a atenção aos clientes, nesta época do ano. A Cavalinho, por exemplo, uma marca portuguesa de malas, carteiras, acessórios e calçado, produzidos de forma artesanal, desde 1975, tem duas lojas no Funchal – uma na Avenida Zarco, outra no Madeira Shopping – e pretende que quem visitar as suas lojas possa sentir o verdadeiro espírito natalício e usufruir um pouco desta magia e sofisticação”, diz Manuel Jacinto, Diretor-Geral da marca.

Para isso, a Cavalinho apresenta a coleção Starlight, inspirada na luz das estrelas, “uma coleção especial e limitada, para simbolizar esta quadra, com cores mais sóbrias, como o preto e o bege, para que possam ser peças versáteis, em termos de usabilidade e complemento de looks”, explica o responsável. Délia Corte, funcionária da loja do centro da cidade acrescenta que a opção recaiu sobre “uma montra subtil e elegante a nível de decoração, porque os produtos e as cores falam por si”.

A Cavalinho afirma-se pelo design contemporâneo e pelo fabrico artesanal das coleções femininas e masculinas e continua a desenvolver e a apostar em coleções de malas e calçado, que possam atrair, cada vez mais, um público jovem e que prestigia a qualidade”. O Diretor-Geral não tem dúvidas de que “o facto de criarmos peças com matérias-primas de qualidade premium, é uma das vantagens que continua a colocar os nossos produtos no topo das escolhas do consumidor, uma vez que, cada vez mais, o consumidor procura artigos intemporais, versáteis e que perdurem com ótimo aspeto ao longo do tempo”.

Sapatos, sapatilhas, carteiras, malas, pequenos acessórios, mas também fragrâncias para casa, como difusores e home spray, bem como fragrâncias femininas e masculinas são opções de presentes muito procuradas, nesta altura do ano, nas lojas da marca. “Na generalidade, todos os produtos que lançamos são muitíssimo bem acolhidos pelo público e o feedback é sempre muito positivo”, seja na loja da Avenida Zarco, “mais procurada por turistas”, seja na loja do Madeira Shopping, “mais frequentada pelo público local”, afirma Manuel Jacinto.

Ana e Luís Pinho, residentes na Calheta, são clientes de ambas as lojas, mas, desta vez, vieram à do Madeira Shooping comprar os presentes de Natal. Ana assume ser “uma grande admiradora da marca” e diz que vai “levar um porta moedas e uma carteira para oferecer”. O marido identifica-se com o perfume e o calçado, por serem “muito elegantes e terem a vertente clássica e moderna”. Luís assinala, ainda, o facto de “os valores até serem mais em conta comparativamente com outras marcas”.

A funcionária Délia Corte afirma que “a procura está a ser boa, desde novembro, tanto por parte de madeirenses, como de estrangeiros”. E, se “os madeirenses vêm porque sabem aquilo que estão a comprar e levam, malas, carteiras e calçado, os estrangeiros vêm à descoberta da loja”. Assinala a empregada que “os estrangeiros compram mais malas de viagens e adoram as misturas de cores nas carteiras, enquanto os residentes locais  apostam mais nas cores tradicionais, nos pretos, porque dá para usar com tudo, havendo também quem prefira os beges e coloridos”. A clientela é maioriariamente feminina: “em média, 60 por cento de mulheres e 40 de homens”, refere Délia.

Explicar ao consumidor as características do produto que está a comprar e a origem do mesmo também ajuda a conquistar público e a fidelizar compradores. Consciente disso, Délia Corte faz questão de explicar aos clientes, sejam portugueses, sejam estrangeiros, que “a Cavalinho é uma empresa com quase 50 anos e com dois prémios superbrands conquistados, em dois anos consecutivos, que fabrica os produtos em Portugal com materiais de alta qualidade e de grande durabilidade”. Fazer sentir aos clientes que  “o que estão a comprar é português e que é de qualidade” é um sublinhado que esta trabalhadora não dispensa.

Despertar interesse e despertar os cinco sentidos dos consumidores, criando uma relação de empatia com o que as marcas propõem, celebrando, ao mesmo tempo, o espírito natalício, para chegar mais perto das pessoas, apelando aos sentimentos de amor e de fraternidade, num ambiente mágico, envolvente e apelativo são requisitos fundamentais para aprimorar a relação das marcas e dos espaços públicos e privados com os seus públicos. A Madeira é exemplo dessa cumplicidade e dessa estratégia incontornável, nesta altura do ano.

 

Categoria: Publireportagem

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