Videos
Porto e Massarelos em livro que viaja pelo tempo e pelas memórias
Descobrir a freguesia de Massarelos, no Porto, e os seus locais icónicos passados e presentes. É o que propõe a obra "Porto - Ponto de Encontro de História, Arte e Religião | Parte II - Massarelos". Trata-se de uma Monografia de Massarelos, da autoria de Ernesto Martins Vaz Ribeiro, apresentada sob a forma de uma viagem no tempo, que convida o leitor e o visitante a percecionarem como o desenvolvimento na cidade, desde o lazer, às feiras, à educação, à comunicação, à indústria, e à habitação, passando pela vida e pela morte, se refletiram naquela freguesia.
9 de junho 2025

Neste livro, o autor convida os leitores a passearem pelas ruas de Massarelos com o livro debaixo do braço, numa viagem pelo tempo. Mais do que um guia para quem deseja explorar Massarelos fisicamente, esta publicação é, sobretudo, uma experiência literária para quem procura entender como a história, a arte e a religião moldam comunidades e identidades, sendo por isso uma leitura indispensável para os apaixonados pela cidade do Porto e pela riqueza cultural portuguesa, explorando o Romantismo enquanto movimento artístico, cultural e intelectual que floresceu no século XIX.
“Porto – Ponto de Encontro de História, Arte e Religião | Parte II – Massarelos” é um livro de memória, que recupera o esplendor e a identidade de uma região como legado e que se cruza com o percurso biográfico do autor.
Ernesto Martins Vaz Ribeiro, nasceu em 1949 no Porto e viveu o período das transformações na nossa sociedade, antes e após o 25 de Abril. Licenciou-se em Engenharia e teve um percurso profissional com mais de 45 anos, dividido entre a docência universitária (Universidades de Coimbra e do Minho) e a gestão industrial. Esteve ligado à indústria até 2020, tendo tido um grande impacto na formação de jovens quadros um pouco por todo o mundo e sendo autor de dezenas de documentos ligados à formação na indústria. A sua primeira obra histórica, intitulada “Porto – Ponto de Encontro de História, Arte e Religião | Parte I – A Penaventosa”, foi editada em 2010.