Entrevistas
Festival da Comida quer superar meio milhão de visitantes no Porto este fim de semana
É já este fim de semana que arranca o Festival da Comida Continente, no Parque da Cidade do Porto, com a ambição de superar os mais de 500 mil visitantes registados na edição anterior. Filipa Appleton, diretora de marketing do Continente, sublinha, em entrevista exclusiva à Agência de Informação Norte, que o objetivo é elevar ainda mais a experiência do público, com novos “condimentos” que enriquecem o menu cultural e familiar.
11 de julho 2025

Agência de Informação Norte – Sendo esta a 7ª edição do Festival da Comida Continente, que condimentos adicionais quiseram acrescentar ao menu musical, gastronómico e de atividades deste ano?
Filipa Appleton – Este ano, quisemos elevar ainda mais a experiência do Festival da Comida Continente, trazendo novos “condimentos” que enriquecem o nosso menu cultural e familiar. É um ano muito especial, o Continente celebra 40 anos ao lado das famílias e vamos celebrar essa ligação durante os dois dias. Temos um espaço dedicado exclusivamente aos 40 anos, com muitas surpresas, apostámos, também, numa programação musical mais alargada, com artistas que representam diferentes gerações e estilos, reforçámos a presença de chefs de renome com showcookings interativos e reforçámos as facilidades de acesso e mobilidade. O objetivo é simples: surpreender, envolver e criar memórias inesquecíveis para todos os que nos visitam.
O facto de este continuar a ser um evento de entrada gratuita é uma forma de presentear o público?
Sem dúvida. A entrada livre é, acima de tudo, uma forma de retribuir a confiança que os clientes depositam na marca Continente há 40 anos. Queremos que este festival seja verdadeiramente inclusivo, acessível a todas as famílias, independentemente da sua condição económica. É o nosso presente para quem nos acompanha diariamente — uma celebração da portugalidade, da gastronomia e da música, aberta a todos.
Ao longo de 40 anos, a marca Continente tem sido a escolha de muitas famílias portuguesas. Qual é o maior compromisso da marca perante a sociedade?
O nosso maior compromisso é com o bem-estar das famílias e com o futuro do país. Isso traduz-se em várias frentes: garantir acesso a produtos de verdadeira qualidade a preços competitivos, apoiar a produção nacional, promover um estilo de vida mais saudável, e investir em práticas cada vez mais responsáveis e sustentáveis. Acreditamos que o nosso papel vai muito além do retalho — somos um agente ativo de mudança positiva na sociedade.
E disponibilizar produtos de qualidade a preços acessíveis continua a ser o grande foco da marca?
Sim, disponibilizar produtos de qualidade a preços acessíveis continua a ser um dos pilares da marca, mas com um foco cada vez mais claro na promoção de uma alimentação saudável.
Acreditamos que todos devem ter acesso a uma alimentação equilibrada, nutritiva e saborosa, independentemente do seu orçamento. Por isso, trabalhamos diariamente para garantir que nas lojas Continente os clientes encontram uma oferta variada de produtos frescos, de qualidade, sustentáveis e com o melhor preço possível.
Este equilíbrio entre qualidade, acessibilidade e escolhas conscientes é o que nos distingue há décadas, e continuará a guiar o nosso compromisso com as famílias.
Na próxima ou próximas edições do festival há margem para surpreender ainda mais? Se sim, em quê? A que nível?
Há sempre margem para inovar e surpreender. O Festival da Comida Continente é um evento vivo, que cresce com o público e com as tendências. Estamos constantemente a ouvir os nossos visitantes e a explorar novas formas de enriquecer a experiência — seja através da tecnologia, da sustentabilidade, da gastronomia ou da música.
No ano passado, o evento contou com quantos visitantes? Acreditam que este ano esses números vão ser superados?
Em 2024, o Festival da Comida Continente recebeu mais de 500 mil visitantes ao longo dos dois dias — um número que nos enche de orgulho, os Chefs serviram mais de 24 mil pratos de autor, foram mais de 80 mil refeições em todo o recinto, são números que falam por si. É claro que isto aumenta o nível de exigência dos nossos festivaleiros e as nossas equipas trabalham de ano para ano para se superarem ainda mais. Este ano, com uma programação ainda mais rica e uma forte ligação emocional com o público, acreditamos que temos todas as condições para superar essa marca. Mas mais do que os números, o que realmente nos importa é a qualidade da experiência que proporcionamos a cada visitante.
Foto: DR



