GaleriaNotícias

As Praias do Furadouro, Esmoriz e Cortegaça novamente com Bandeira Azul

As Praias do Furadouro, Esmoriz e Cortegaça hastearão novamente a Bandeira Azul, amanhã, dia 28 de Junho. A cerimónia terá início em Esmoriz, às 10 horas, seguindo-se as Praias de Cortegaça (10h30) e Furadouro (11h30), e contará com a presença de responsáveis do Município de Ovar, os presidentes das respetivas Juntas de Freguesia, representantes da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e das Capitanias do Porto de Aveiro, na Praia do Furadouro, e do Douro, nas Praias de Esmoriz e Cortegaça.
As praias do concelho de Ovar, uma vez mais galardoadas com este prestigiado símbolo de qualidade, garantem a todos quantos as visitam ou fazem delas o seu destino de férias, que cumprem os rigorosos critérios impostos pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, nomeadamente ao nível da informação e educação ambiental, da qualidade da água, da gestão ambiental, da segurança e disponibilização de serviços.

Dia 28, será também hasteada, nas Praias do Furadouro e Esmoriz, a Bandeira “Praia Acessível” que simboliza as boas condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, contendo, entre outros requisitos, lugares de estacionamento reservado junto ao areal, guias de passeio rebaixadas e passadiços de entrada no areal, permitindo assim que todos, independentemente da sua condição física, acedam às praias sem dificuldade.
De referir ainda que as Praias de Esmoriz, Furadouro e Torrão do Lameiro foram classificadas “Praias com Qualidade de Ouro 2013”, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza às zonas balneares cuja água apresenta os melhores resultados em termos de qualidade, com base na informação disponibilizada pelo Instituto da Água.
Na preparação da época balnear para 2013, o Município de Ovar está a investir cerca de 168 mil euros, assegurando a limpeza urbana, higiene pública e a manutenção de todas as Praias do concelho, nomeadamente, a limpeza de areais e passadiços, a varredura manual e mecânica de passeios, arruamentos e marginais da área urbana, a deservagem mecânica e química, a manutenção das instalações sanitárias, assim como a recolha de resíduos.
A este valor acresce o montante de 60 mil euros referente ao arranjo dos passeios na frente do mar na Praia do Furadouro.
Importa ainda sublinhar que a CMOvar assumiu o procedimento para a reposição de sedimentos nas Praias de Cortegaça, Maceda e Furadouro e para o fecho da Barrinha de Esmoriz, bem como para garantir os acessos às Praias, nomeadamente dos veículos dos bombeiros e de emergência médica, num investimento de cerca de 25 mil euros. A assunção desta despesa surge na sequência de várias diligências junto da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da ARH-C – Administração da Região Hidrográfica do Centro, entidades a quem estão atribuídas competências nesta matéria, mas que, de momento, não têm verba para efetuar estes trabalhos urgentes e necessários para o normal funcionamento da época balnear.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close