Galeria

O Estarrejazz arranca hoje

A 9ª edição do Estarrejazz arranca hoje, 6 de novembro, com um quarteto liderado pelo baterista portuense Mário Barreiros. As hostilidades são dadas por um coletivo de músicos marcantes na história do jazz, num certame que abraça a música made in Portugal.

Mário Barreiros é um músico português dedicado atualmente ao jazz e à produção musical. O quarteto que integra o primeiro concerto do Estarrejazz’14 é composto por um elenco de luxo: Carlos Barretto (contrabaixo), músico em constante renovação e importador das correntes europeias do jazz contemporâneo para solo lusitano; Abe Rabade (piano), pianista galego, professor na ESMAE e diretor musical da Big Band dessa escola superior; Ricardo Toscano (sax alto) jovem apontado como uma das mais sólidas promessas do jazz. Nomes indissociáveis do panorama jazzístico, que partilham a história e a nova geração do género musical. O grande Quarteto Mário Barreiros sobe ao palco do Cine-Teatro de Estarreja (CTE)hoje, dia 6 de novembro, às 21h30, na abertura da 9ª edição do Estarrejazz.
O Estarrejazz é o Festival de Jazz de Estarreja, certame que acontece anualmente no mês de novembro, no CTE. Pela nona vez consecutiva, o Estarrejazz mantém um programa orientado para a divulgação e fruição do jazz, nas suas dimensões mainstream e contemporâneas. Com uma visível aposta em músicos e formações nascidos em solo luso, este festival já se encontrou com o inesquecível Bernardo Sassetti, bem como com Mário Laginha, Carlos Bica, Nelson Cascais, Jeff Davis, Mário Delgado, Perico Sambeat, Carlos Barretto, sem esquecer o cantor norte-americano Kurt Elling, em 2012.

8 formações, 10 concertos, 3 espaços

Além do Quarteto Mário Barreiros (6 nov.), o Estarrejazz conta ainda com o trio Standards and Other Songs (7 nov.), composto por Sérgio Rodrigues (piano), Francisco Brito (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria), Maria João e Big Band Estarrejazz (8 nov.), com direção musical de Pedro Moreira. No segundo fim-de-semana do festival chega a Big Band da Nazaré (13 nov.), o guitarrista Nuno Costa (14 nov.), na liderança de um sexteto de músicos ligados à vida do Hot Club de Portugal, e o excecional baixista catalão Carles Benavent (15 nov.) ao lado de Roger Mas (piano) e Roger Blaviana (percussão). Além destes concertos, no auditório do CTE, o Estarrejazz’14 estende-se a outros espaços, nomeadamente ao Café-Concerto do equipamento cultural estarrejense e ao Saramago Caffe Bar, situado no centro da cidade. Trio Pedro Nobre e Mané Fernandes “Bouncelab” são as formações que integram o Estarrejazz Afterhours e acontecem, respetivamente, nos dias 7 e 14 de novembro no Saramago Caffe Bar, e nos dias 8 e 15 de novembro, no Café-Concerto do CTE.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close