SociedadeVideos

Vídeo: Ninguém quer faltar ao Carnaval de Ovar Carnaval!

Município investiu cerca de 700.000 euros na organização do evento

Ovar é, por estes dias, uma cidade em festa. Está aí o Carnaval, que tem a reputação de “ser genuíno”, saiu este domingo à rua, com tempo nublado e com ameaça de alguma chuva, mas, ainda assim, arrastou milhares de pessoas ao “sambódromo” da cidade vareira, para ali celebrarem o Carnaval.
Forram cerca de 2000 pessoas que desfilaram pela Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro. Ali ninguém tem frio. Dança-se e pula-se como se não houvesse amanhã. A festa é da cidade e feita pelas pessoas que vivem, força intensa durante longos meses, o evento.
O município investiu cerca de 700.000 euros na organização do evento e, desses, cerca de 15.000 euros foram aplicados na aquisição de 60.000 copos reutilizáveis, cujo uso a autarquia impôs aos 30 espaços de restauração licenciados para funcionar no centro da cidade durante os cinco principais dias da festa.
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal, assume que o Carnaval é “um modo de vida. É genuíno”. O grande corso de hoje teve lotação esgotada, pelo que ali se deslocaram mais de 25.000 pessoas. O autarca disse aos jornalistas que essa grande  procura “permite um retorno financeiro importante para o evento, que ainda não chegou à autossuficiência financeira, mas está a chegar a esse objetivo”.
As expectativas da organização são grandes para  o corso de terça-feira, que voltará a ter disponíveis 25.000 lugares, mas cuja realização ainda está “em dúvida devido às condições climatéricas”, assumiu Salvador Malheiro.
O compromisso está assumido, e mais uma vez, milhares de pessoas marcaram presença numa tradição, onde as famílias saem à rua no domingo de Carnaval, e, por momentos, as cores e a magia que se vive na cidade vareira lembram-nos o Carnaval do outro lado do Atlântico.
O Carnaval de Ovar sempre se orgulhou do estatuto de vitamina da alegria. É fácil perceber porquê. Neste corso, bem à moda do norte, a folia chega para todos os que assistem e para os que desfilam. Em Ovar, tudo começa a ser preparado e pensado em meados de Outubro.
O Carnaval de Ovar é organizado há 67 anos, ao qual acrescem mais algumas dezenas de anos de Carnaval livre e espontâneo, tornando-o numa tradição secular com características muito próprias.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close