Notícias

Gaia distingue Rui Jorge e Maria Manuel Mota no Dia do Município

O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, e a bióloga e cientista Maria Manuel Mota são duas das personalidades que a Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, homenageia hoje nas cerimónias do Dia do Município.

No total, quase duas dezenas de instituições ou personalidades vão receber medalhas que distinguem quer o seu contributo ao concelho quer o destaque alcançado a nível nacional ou internacional.

A medalha de honra será atribuída à bióloga e cientista Maria Manuel Mota, bem como ao selecionador português sub-21 e ex-futebolista Rui Jorge, que recentemente levou Portugal à final do Campeonato da Europa, ambos naturais de Vila Nova de Gaia.

Fonte da Câmara de Gaia indicou à Lusa que estes homenageados não poderão marcar presença na cerimónia quer motivos pessoais, quer devido às restrições de circulação impostas pela pandemia da covid-19.

O mesmo acontecerá com o árbitro português Artur Soares Dias, ao qual a Câmara de Gaia decidiu atribuir a medalha de mérito profissional, mas que neste momento está ausente do país, ao serviço do Euro 2020, onde arbitrou, na quarta-feira, o País de Gales – Turquia, encontro que decorreu em Baku, no Azerbaijão.

Nesta categoria, destacam-se outros homenageados como a canoísta Joana Vasconcelos que recentemente garantiu a quota para os Jogos Olímpicos com a vitória em K1 500 na segunda prova de qualificação olímpica de 2021, em Barnaul, na Rússia.

Já a título póstumo serão atribuídas duas medalhas: a de mérito profissional a Susana Pombo, que foi diretora financeira da Pombo Indústria Metalúrgica, localizada em Francelos (Gulpilhares), bem como a de mérito cultural ao mestre António Joaquim, natural de Travanca (Santa Maria da Feira), pintor autodidata que faleceu em abril aos 95 anos de idade.

O até há pouco tempo vereador pelo PSD na Câmara Municipal Duarte Besteiro e o anterior comandante dos Sapadores de Bombeiros de Gaia, Vítor Primo, também serão agraciados com as medalhas de mérito cívico e de mérito por Serviço Público, respetivamente.

Somam-se duas instituições históricas e centenárias do concelho, a mutualista Montepio Vilanovense de Socorro Mútuo Costa Goodolfim e a empresa de cerâmicas ARCH Valadares, esta última agraciada com a medalha de mérito empresarial.

Ainda no campo do desporto, Carlos Monteiro, atleta de crosse e fundo, e Ricardo Costa, antigo defesa central da seleção portuguesa também constam da lista na categoria de mérito desportivo, sendo que o segundo não poderá marcar presença numa cerimónia que, de acordo com fonte da Câmara, será restrita a um elenco de convidados devido às normas de contingência obrigatórias e necessárias por causa da atual crise pandémica.

A sessão do Dia do Município de Vila Nova de Gaia está marcada para as 10:00 no novo auditório da Assembleia Municipal, agora batizado de Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, em homenagem ao político que foi deputado à Assembleia da República na I Legislatura em 25 de abril de 1976, enquanto em Gaia foi presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro e presidente da Assembleia Municipal.

PFT // MSP

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close