Sociedade
Associação arouquense apresenta proposta a candidatos à Câmara
A Associação arouquense 4540 Jovem apresentou aos candidatos a presidente da Câmara Municipal de Arouca, os resultados de um estudo interno sobre cultura e ambiente no concelho. A iniciativa pretendeu identificar o que desagrada os jovens da organização e levá-los a apresentar propostas e os encontros com os candidatos foram, segundo a 4540 Jovem, "muito enriquecedores e todos os candidatos demonstraram valorizar a associação e o seu trabalho".
A 4540 Jovem promoveu um inquérito interno, cujas respostas (abertas) foram dadas de forma anónima. O objetivo foi compreender o que os jovens 4540 entendem que pode melhorar na cultura e no ambiente, levando-os a refletir sobre aspetos que lhes causam preocupação e a apresentar propostas para alteração dessas situações e/ou que visem criar novas dinâmicas no concelho.
A partir de todas as respostas, a associação elaborou o Desmanifesto – uma espécie de manual autárquico | O que não deve fazer o próximo executivo camarário.
No documento, foi aglomerada toda a informação recolhida, dividindo-a em cinco aspetos que desagradam os jovens 4540 em cada uma das áreas, bem como cinco propostas para a cultura e outras tantas para o ambiente.
Entre os primeiros, está a inexistência de infraestruturas adequadas para a atividade cultural e de uma agenda consolidada, a escassez de incentivos à criação artística e, no campo ambiental, a falta de informação e sensibilização, bem como ausência de hábitos de reciclagem e escassez de ecopontos nalgumas zonas do concelho.
Assim, através do inquérito, foram apresentadas propostas sobre possibilidades de melhoria nas áreas em causa, entre as quais, na cultura, a criação de um auditório e/ou atelier para criação artística e de uma agenda regular, descentralização dos eventos pelas diferentes freguesias do concelho e incentivos à criação artística, como a implementação do Estatuto do Artista Local e bolsas de criação. Já no ambiente, a juventude 4540 propõe, entre outras medidas, ações de sensibilização, reforço da fiscalização e do número de ecopontos, tal como benefícios culturais para quem participar em ações como plantação de espécies autóctones, limpeza de espaços ou controlo de espécies invasoras.
Na quinta-feira, a 4540 Jovem apresentou os resultados do seu estudo à candidata da CDU, Lara Pinho, e à candidata do PS, Margarida Belém. Já na sexta-feira, a apresentação foi feita ao candidato do Ergue-te, Anselmo Oliveira, e ao candidato da coligação Agora os Arouquenses, Vítor Carvalho. Os momentos de encontro decorreram em espaços públicos, respetivamente, no Jardim da Granja (Arouca), no Parque de Sinja (Rossas), no Parque do Gondim (Burgo) e no Jardim das Oliveiras (junto ao Calvário).
Deste modo, foi possível uma reflexão conjunta e troca de ideias sobre as questões abordadas, estando a 4540 Jovem empenhada em continuar a trabalhar por forma a que sejam concretizadas as medidas que ambiciona e continuando a ver nos decisores políticos do concelho parceiros fundamentais para a execução de políticas culturais e ambientais. :
A 4540 Jovem foi fundada em fevereiro de 2020 e tem como linhas estratégicas a cultura e o ambiente. A organização surgiu também com o objetivo de trabalhar em todas as freguesias do concelho de Arouca. Entre as iniciativas já levadas a cabo destacam-se o lançamento de uma revista que visa contribuir para a afirmação da identidade local — identidade 4540 — e o apadrinhamento de uma zona florestal no Monte da Sra da Mó.
Foto: Carlos Pinho