Destaque

Ensino Superior Politécnico foi a escolha de mais de 19 mil estudantes portugueses

Institutos Politécnicos assumem-se como um dos motores de dinamização das regiões e são promotores da coesão territorial

Os resultados da 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) foram hoje conhecidos, tendo o Ensino Politécnico registado a colocação de quase 19 mil estudantes. O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) explica em comunicado que o número de estudantes colocados na 1.ª fase deste ano é similar ao de 2022 o que, na prática, representa uma maior taxa de colocação, dado que o número de candidatos era inferior ao verificado em 2022/23.

Para a presidente do CCISP, Maria José Fernandes, resulta claro que “o Ensino Superior Politécnico continua a ser a opção de muitos estudantes portugueses, que reconhecem a excelência do trabalho desenvolvido pelos Politécnicos em prol do país e da dinamização do setor empresarial”. Os dados hoje divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), salienta, “são reveladores do excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas diversas instituições no Ensino Superior Politécnico, que, ao mesmo tempo que veem a sua credibilidade sair ainda mais reforçada, continuam a contribuir ativamente para a qualificação da população e para a coesão territorial”.

Relativamente às cerca de 4.000 vagas que serão disponibilizadas para a 2.ª fase do CNAES, a presidente do CCISP mostra-se confiante, e acredita que a maioria das vagas será ocupada. “Seja por via da 2.ª e 3.ª fases de acesso ao Ensino Superior, seja através do preenchimento das vagas para Maiores de 23 ou dos Diplomados de Vias Profissionalizantes, ou do concurso especial para acesso por titulares do grau de licenciado”, afiança Maria José Fernandes na mesma nota de imprensa.

De salientar que na próxima fase, podem ainda candidatar-se alunos através dos concursos locais, dos regimes especiais de acesso, bem como dos concursos especiais para estudantes titulares de diploma de especialização tecnológica; titulares de diploma de técnico superior profissional; titulares de outros cursos superiores; estudantes internacionais e titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.

Recorde-se que, de acordo com os dados divulgados pelo MCTES, acederam ao Ensino Superior português, nesta primeira fase, um total 49.438 alunos no ensino superior público. Um número que representa a uma diminuição de 0,7% em relação à mesma fase do concurso de 2022, quando foram colocados 49.806 alunos. Importa salientar. que, de acordo com dados do MCTES, candidataram-se 59.073 estudantes à primeira fase do CNAES. Comparativamente a 2022, registaram-se menos 2.434 estudantes, para um total de 54 311 vagas. Assim, o número de estudantes colocados revela uma taxa de colocação de candidatos de 84%, o que representa um incremento de três pontos percentuais face ao ano anterior.

No entender da presidente do CCISP, este é um incentivo importante para as instituições afiliadas no Conselho. “E um sinal claro de que todo o trabalho realizado no sentido de aproximar o Ensino Superior Politécnico do mercado de trabalho, das empresas e da administração regional e local é reconhecido pelos alunos na hora de optar pelo prosseguimento dos seus estudos após a conclusão do Ensino Secundário”, sustenta Maria José Fernandes.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close